Categories: Dicas

Benefícios da música para os alunos

descubra os benefícios da música para seus alunos

Você sabe quais os benefícios da música? Além de relaxar, ela alivia as dores e pode ser uma boa companheira na hora de se exercitar. Neste post, você vai descobrir como a música pode ajudar na hora de praticar atividades físicas e seus principais benefícios para a saúde. Confira:

Alivia as dores

Um dos principais benefícios de ouvir música enquanto está praticando alguma atividade física é a melhora nas dores musculares. Isso porque a música promove o relaxamento e atua nas áreas do cérebro responsável pelo prazer, liberando dopamina (hormônio responsável pela sensação de bem-estar). Ela tem o mesmo efeito que ter uma relação sexual ou comer um prato preferido. Praticar atividades físicas escutando música faz os exercícios parecerem mais fáceis de serem executados. Outra dica é cantar enquanto malha. Desse modo, você distrai a atenção das atividades e treina com mais prazer.

Aumenta a performance

Quem treina ouvindo música aumenta o desempenho em cerca de 15%. Isso porque essa prática faz com que a pessoa sincronize os movimentos com a batida da melodia. Desse modo, a resistência física aumenta significativamente. Além disso, melhora a coordenação motora e a frequência respiratória.

Melhora a comunicação

A música tem efeito comprovado na melhora da comunicação interpessoal, já que promove uma forma alternativa de organizar os pensamentos e a fala. Conversar sobre suas músicas preferidas com um amigo ou colega de academia também pode ser um exercício positivo, que fortalece os vínculos e ajuda a fazer novas amizades.

Traz benefícios para a memória e o raciocínio lógico

Além dos efeitos comprovados no corpo, a música também ajuda na melhora da memória e do raciocínio lógico, estimulando novas conexões do cérebro, sendo benéfica para todas as idades. Na infância, por exemplo, ajuda no desenvolvimento do sistema cognitivo e auxilia na formação do vocabulário. Já na terceira idade, auxilia no tratamento de doenças como o Alzheimer.

Promove o autoconhecimento

Ouvir música pode ser uma excelente forma de alcançar o autoconhecimento, pois ajuda a entrar em contato consigo mesmo. Ouça suas playlists preferidas, descubra músicas e cantores novos, experimente um novo ritmo. Desse modo você amplia seu gosto musical.

Acalma e relaxa

A música pode estimular as pessoas de diferentes formas. Músicas agitadas, por exemplo, são indicadas para treinos pesados que exigem maior esforço físico. Elas conseguem estimular o corpo a trabalhar melhor, além de ajudar o coração a atingir o ritmo cardíaco ideal. Já as músicas calmas, como as clássicas, por exemplo, ajudam a relaxar, desacelerar o ritmo e são indicadas para a hora de dormir.

As aulas de dança são uma excelente alternativa para quem quer aliar música e atividades físicas. São diferentes ritmos, como forró, samba, dança de salão, dança do ventre, entre outros. Com certeza, algum deles vai te agradar.

Acalma o bebê

Muitas pessoas não sabem, mas ouvir música durante a gestação pode ser muito benéfico para o bebê. Por isso, mulheres grávidas devem ouvir música ao se exercitar. Ouça suas canções preferidas e cante para o bebê. Essa é uma maneira de criar vínculos entre mãe e filho, além de relaxar a gestante durante o exercício.

Esses são alguns dos principais benefícios de ouvir música. Além de relaxar e dar prazer, ela também auxilia na prática da atividade física. Agora é só escolher sua playlist preferida! Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

Daniel Netto :